Bem vindo!!!

Este blog tem por finalidade, trazer informação relacionadas à área metal-mecânica.
Quero passar a todos os que visualizarem este blog, minhas experiências, vivências e conhecimentos adquiridos ao longo do tempo que trabalho neste ramo.
Peço a todos que colaborem também com suas experiências de modo a transformar este blog em um portal de conhecimento para esclarecer dúvidas e acrescentar em nossos currículos.


contador gratis

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Acidentes, incidentes e desvio

Algumas situações de risco decorrem da postura do trabalhador ao improvisar uma ferramenta ou utilizar equipamento não adequado. Estas posturas, ações ou condições em desacordo com as normas de trabalho e que podem gerar um acidente ou um incidente são classificadas de Desvios.
Incidente é o evento não ploanejado e não desejado, em que não há perda de qualquer natureza. Acidente é o evento não planejado e não desejado onde há perda (perda: qualquer tipo de dano causado às pessoas, ao meio ambiente, às instalações ou ao processo de produção).


Veja a seguinte situação: um empregado, que realiza um serviço em cima de um andaime, não protege a ferramenta, como determinam as instruções de segurança, deixando-a cair. A ferramenta não atinge ninguénm. Este é um incidente (queda de ferramenta sem atingir ninguém) ocasionado por um desvio (não proteger a ferramenta como determinam as instruções de segurança).

Numa outra situação, vamos supor que a ferramenta, que cai da mão do trabalhador atinge um colega de trabalho. A queda da ferramenta causou-lhe um profundo corte no ombro. Isso caracteriza um acidente, com lesão corporal.

Ainda no mesmo exemplo, se a ferramenta cai, e sem atingir ninguém ao tocar o solo se quebra, isso também seria um acidente, porém sem lesão. Isto porque houve perda, já que a ferramenta se quebrou e terá que ser substituída.

Muitos acidentes (alguns graves) e incidentes ocorrem com frequência nas atividades de engenharia, na manutenção, nas refinarias, nas atividades administrativas e nos momentos de lazer.

" Os acidentes não são obras do acaso, têm causas que devem ser indentificadas, analizadas e eliminadas."

Nenhum comentário: