Bem vindo!!!

Este blog tem por finalidade, trazer informação relacionadas à área metal-mecânica.
Quero passar a todos os que visualizarem este blog, minhas experiências, vivências e conhecimentos adquiridos ao longo do tempo que trabalho neste ramo.
Peço a todos que colaborem também com suas experiências de modo a transformar este blog em um portal de conhecimento para esclarecer dúvidas e acrescentar em nossos currículos.


contador gratis

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

processo de tratamento dos acidentes, incidentes e desvios.

Quando buscamos entender as causas que levam ao acidente de trabalho, precisamos identificar os desvios, irregularidades e anomalias, que ocorrem no dia-a-dia de trabalho e procurar estabelecer a relação da organização, dos fatores de trabalho e dos fatores pessoais.
Podemos então definir como área de influência:
  • organização;
  • fatores de trabalho;
  • fatores pessoais.

A organização exerce uma grande influência no comportamento individual e de grupo. Quando as organizações estabelecem cultura positiva de segurança e clima envolvendo e comprometendo os funcionários em todos os níveis, a segurança passa a ser vista como um valor e não uma prioridade momentânea. A organização deve enfatizar que desvios dos procedimentos de SMS estabelecidos são inaceitáveis. Sejam nas atividades industriais como nas administrativas.

Os fatores de trabalho influenciam diretamente o desempenho individual e o controle dos riscos. Esse controle dos riscos deve garantir a conformidade com o que é estabelecido pelas normas para a execução do trabalho, e os serviços são realizados. Deve incluir, ainda, tanto o planejamento do trabalho, como a capacitação dos trabalhadores que irão realizar a tarefa.

Os fatores pessoais são atributos das pessoas, que podem ser pontos fortes ou fracos em relação à necessidade das tarefas que o trabalhador realiza. Estes fatores incluem, tanto atributos físicos, como psicológicos (hábitos, atitudes, habilidades e personalidade0, e influenciam o comportamento de várias maneiras. Em função do treinamento e da experiência das pessoas, suas habilidades e atitudes têm possibilidades de modificações ou aperfeiçoamento.

O trabalhador deve agir de acordo com sua formação profissional sempre de forma segura. A omissão, falta de cuidado ou demora no prevenir ou evitar um acidente, pode ser considerada imprudência, ímpericia ou negligência.

  • Imprudência ocorre quando praticamos uma ação sem as nescessárias precauções. Por exemplo, transportar pessoas na "carona" da empilhadeira.

  • Imperícia ocorre quando falta aptidão especial, habilidade ou experiência para o exercício de determinada função ou profissão. Por exemplo, um profissional exerce uma determinada atividade sem estar devidamente qualificado, por exemplo um mecânico fazer um reparo num quadro de energia.
  • Negligência ocorre quando ao executar uma tarefa existe omissão de cuidado, falta ou demora no prevenir ou impedir um dano. Este é o caso do não cumprimento dos procedimentos de SMS. Por exemplo, não cumprir o que determina uma Permissão de Trabalho (PT).

Se um trabalhador age com imprudência, imperícia ou negligência e causa um acidente, podemos dizer que ele agiu de forma não responsável.

A maioria dos erros humanos pode ser evitada quando o trabalhador adota uma postura responsável e consciente, e os fatores relacionados ao trabalho recebem adequado controle da organização da empresa.

Nenhum comentário: